uol

quarta-feira, 5 de maio de 2010

GRIPE A Reforço para crianças de até dois anos

Pais que vacinaram seus filhos até dois anos contra a gripe A devem ficar atentos para a etapa de reforço da imunização. Em Santa Catarina, durante o período de vacinação da primeira dose, 100% do público-alvo infantil foi alcançado.

Odiretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, Luis Antonio Silva, explica que o reforço da vacina é importante pois, sem a segunda dose, a imunização das crianças pode não atingir a eficácia esperada. O tempo ideal de intervalo entre uma dose e outra é de 30 dias.

Em 2009, as crianças entre seis meses e dois anos apresentaram alta incidência de casos graves confirmados para influenza A no Brasil, com taxa de 154 por 100 mil habitantes. Para as crianças com mais de dois anos, que tomaram a vacina em clínicas particulares, Silva alerta que não há necessidade de tomar a vacina de novo.

A campanha contra a gripe A está na quarta fase, que inclui adultos de 20 a 29 anos, mas a Secretaria de Saúde mantém a vacinação para pessoas dos grupos anteriores que ainda não se imunizaram. Estão nos grupos prioritários profissionais da saúde, indígenas, grávidas e doentes crônicos. Em todo o Estado, 1,7 milhão de pessoas já foram vacinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário